Glossário

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O mundo de franquias possui um vocabulário próprio. Descubra os principais termos usados neste mercado.

Com uma antecedência de, pelo menos, 10 dias da assinatura do contrato, o candidato a comprar uma unidade deve receber este documento da franqueadora. A COF enumera dados fundamentais sobre a companhia, como balanços, e traz as informações de contato de empreendedores que se desfizeram de suas unidades. Assim, o candidato é capaz de refletir e avaliar bem a negociação antes de assumir o compromisso.

É uma associação que agrega os proprietários de unidades da franquia. O grupo se reúne periodicamente e debate assuntos relacionados ao funcionamento da rede. Este conselho elege um ou mais membros para atuarem como representantes nas negociações com a franqueadora.

O franqueado tem a obrigação legal de cumprir os padrões estabelecidos em contrato pela franqueadora. Para que essa padronização seja mantida, a companhia envia, ocasionalmente, consultores especializados até a unidade. Os profissionais acompanham a rotina, checam os resultados e ajudam a corrigir eventuais falhas de gestão.

É o documento que estabelece as regras do acordo comercial de venda da unidade de franquia e traz as informações das duas partes, incluindo cláusulas que especificam direitos, obrigações e multas por descumprimento. Os contratos de franquia costumam ter validade inicial de cinco anos.

É uma reunião anual em que os franqueados são convidados ou convocados pela franqueadora para debater os resultados do período anterior e fazer o planejamento para os próximos meses.

É a estratégia utilizada nos casos em que o empreendedor já possui um negócio e quer transformá-lo numa unidade de franquia. Ele é proprietário, por exemplo, de uma loja de roupas infantis que passará a ser uma unidade de uma marca nacional. Para isso, precisará adequar processos operacionais, layout e estratégias comerciais. Muitas redes de franquia permitem a conversão.

Também é chamado de “estoque inicial”. Faz parte do processo de montar uma unidade de franquia organizar o estoque adequado para começar a receber a clientela. Este estoque, um pedido mínimo de produtos feito à franqueadora antes da inauguração, é o enxoval.

Ver “enxoval”.

A franqueadora é a dona da marca. É quem oferece aos empreendedores a possibilidade de vender seus produtos e serviços, e utilizar suas estratégias bem-sucedidas de gestão, em troca de uma taxa de franquia e de royalties.

É o empreendedor que compra o direito de vender os produtos ou serviços da rede de franquia. Como contrapartida, recebe da franqueadora treinamentos e suporte para que obtenha sucesso na operacionalização da unidade.

É o tipo de franquia em que a unidade pode comercializar produtos ou serviços de vários fornecedores diferentes, desde que tenham sido homologados pela rede franqueadora.

É uma taxa paga pelo franqueado para a franqueadora. O dinheiro é utilizado em campanhas institucionais de marketing e também na divulgação de promoções. O pagamento é feito periodicamente, em períodos estabelecidos contratualmente. Também é chamado de “taxa de marketing”.

São franquias baseadas em casa, ou seja, que não precisam de um ponto comercial para funcionar. A maioria não envolve atendimento presencial aos clientes. Toda a negociação é feita por telefone ou pela internet.

O manual é um guia descritivo de todos os passos necessários para a operação do negócio, envolvendo assuntos relacionados a finanças, gestão, RH, vendas, identidade visual e padronizações. De acordo com o tamanho da franquia e sua complexidade, o manual é dividido e cada área da empresa ganha seu próprio livro de procedimentos.

Um dos compromissos da franqueadora é promover campanhas de marketing institucionais, que levem público a todas as unidades. Porém, é responsabilidade do franqueado organizar as estratégias de marketing para a inauguração da sua unidade.

São franquias que exigem um capital inicial menor, geralmente com investimentos inferiores a R$ 100 mil. Há redes no mercado brasileiro que oferecem franquias com taxa inicial de R$ 5 mil. As microfraquias estão muito concentradas no segmento de serviços e, muitas vezes, têm o proprietário como único funcionário.

São empreendedores que possuem mais de uma unidade de franquia, da mesma ou de diferentes redes.

É o período estimado para que o franqueado consiga recuperar o montante investido inicialmente no negócio. Este prazo é calculado em meses, e não em anos.

Algumas redes preparam um pré-contrato antes do contrato oficial de fechamento do negócio. No intervalo entre os dois documentos, o franqueado pode testar a viabilidade econômica do empreendimento ou reservar uma região para instalar a sua operação.

Além do investimento inicial na taxa de franquia, no enxoval e nas despesas com projetos, obras, mobiliário, utensílios e marketing, o franqueado deve ter dinheiro em caixa para começar a operar. O ideal é possuir uma reserva de capital equivalente a três vezes o investimento inicial, para suportar os primeiros meses de trabalho, em que a clientela ainda não foi formada.

É um percentual sobre o faturamento que deve ser repassado ao franqueador mensalmente. É como se fosse um aluguel pelo uso da marca e do suporte da rede.

É uma franquia que tem, como diferencial, o local de instalação. Ela funciona dentro de outra loja. Pode dividir o espaço, em tamanhos iguais ou não, ou ser um estande. O modelo apresenta duas vantagens importantes: reduz custos operacionais e aproveita o fluxo de clientes do outro negócio.

É a joia, o dote, o pagamento inicial feito pelo franqueado para à franqueadora no momento da assinatura do contrato. É a compra do conhecimento estratégico da marca.

Ver “fundo de propaganda”.

É o local ou região em que o franqueado poderá operar. Este território pode ser uma galeria, um shopping center, um bairro ou toda a cidade.